Felicidade por um fio


"Mudar o mundo? Um cabelo por vez!"
Violet Jones (Sanaa Lathan) tem uma vida aparentemente impecável até que um acidente ao arrumar o cabelo faz com que as coisas em sua vida se desenrolem e ela começa a perceber que estava vivendo a vida que pensava que deveria viver, não a única que realmente queria. Violet começa a descartar algumas coisas que realmente não precisava, começando pelo cabelo perfeitamente endireitado e tenta encontrar um verdadeiro significado para a sua vida.

2018 ‧ Drama/Romance/Comédia ‧ 1h 38m

Violet é uma publicitária bem-sucedida, está no relacionamento dos sonhos com um médico e tem a vida perfeita, até ela perceber que não é bem assim, que seu relacionamento não é real (eles mal se conhecem, é como se estivessem em um primeiro encontro durante 2 anos) e que ela não é ela mesma, nunca sai do controle, nunca dança até suar, não tem desafios na vida até que uma sucessão de fatos a faz repensar a forma como tem vivido.
"Você nunca se arrisca, porque tem que ser sempre perfeita."
Felicidade por um fio logo nos primeiros minutos nos mostra a infância de Violet onde podemos notar a problemática que será abordada em torno da cor da pele, aspecto do cabelo, aparências, machismo/submissão.

A cena da Violet sentada enquanto sua mãe alisa seu cabelo (no ferro quente) e diz "Você merece o mundo e um dia encontrará um homem para te dar isso" é um tapa na cara inicial sobre o quanto o machismo está enraizado na sociedade, a ponto de passar despercebido no dia-a-dia e por ser tão forte que afeta inclusive as mulheres.

A história é abordada por etapa, desde infância, alisamento dos fios, queda do cabelo, peruca, cabelo raspado até por fim Violet com suas madeixas naturais.


"Não deixe a opinião de alguma pessoa virar a sua realidade"

É um processo de aceitação, empoderamento, confiança que vai sendo construído pela personagem com a ajuda de seus amigos e claro de um novo romance que surge em sua vida e que fluí naturalmente, uma pessoa que a deixa confortável consigo mesma para que ela possa desabrochar e finalmente descobrir e ser quem ela realmente é.

"Eu sou uma seria negra, não há nada mais raro. 
Estou aqui para você me amar. 
Estou aqui há muito tempo.
Vou esperar você me ver e entender
Que uma mulher pode salvar alma de qualquer homem ferido
Se olhar além das ondas e apenas acreditar em mim
Sou o farol que se mantém forte
Nas rochas e areia" 

Com muitas lições sobre a vida, sobre a forma como o mundo é visto por diversas perspectivas, a obra cinematográfica encheu meu coração de ternura e me fez sentir na pele tudo o que a Violet sentiu.
"Homens e mulheres são como peças de um quebra cabeça. As peças são de diferentes tamanhos e formatos, mas quanto um peça encaixa, quando uma peça encaixa na outra, a busca acabou, você pode separá-las, mas elas ainda encaixam. Pode acreditar. Um encaixe é um encaixe" 

Não consigo definir em palavras o impacto causado, espero que gostem.


Dan 

Comentários

Postagens mais visitadas